Make your own free website on Tripod.com
 
Cabecalho
   
 



Você é o visitante número



Página Inicial

Autor

Apresentação

Carta de Dissociação

Cartas

Fotos

Notícias

Relatos e Experiências Pessoais

Artigos

Livro de visitas

Links p/ outros "sites"

MINHA DESASSOCIAÇÃO
por BILL BOWEN


NOTA DO EDITOR: Clique aqui e leia antes a nota que Bill Bowen escreveu a respeito da audiência na comissão de apelação.

 

Como qualquer Testemunha de Jeová sabe, a pior notícia que alguém pode receber é que foi desassociado. Isso significa a perda de tudo e de todos que você conheceu ao longo de sua vida. Quando pela primeira vez fiquei perante a mídia com minhas acusações de acobertamento de abusos na organização, uma coisa que eu tornei claro para os repórteres foi que eles me desassociariam por expor esse assunto. Você entende, eu joguei com a Torre de Vigia. Eu sabia que eles eram tão arrogantes que não me deixariam dizer para eles, o que eles iriam fazer. Portanto, eles tiveram que se controlar e não fazer nada. Grande erro, Torre de Vigia! Sua estupidez me deu meses e meses para juntar evidências e montar um caso mais forte do que eu jamais teria podido, caso tivesse sido desassociado logo nas duas primeiras semanas. Mas eu dependia de sua arrogância e estupidez, isso para não mencionar um departamento de Relações Públicas que trabalha como o grupo que não sabe agir honestamente.

Primeiro eles me chamaram de mentiroso na congregação. Foi uma jogada ruim, rapazes! Eu tenho tudo gravado em fita. Depois foi a gravação de meu pai. Grande estupidez! Até mesmo os repórteres me ligaram impressionados com a iniqüidade deles. Depois vieram as proibições, eu documentei cada uma através de cartas e pedidos de desculpas que eles, naturalmente, ignoraram. Muito obrigado! Vocês estão provando sua falta de cristianismo. Mas talvez eu esteja deixando para trás a verdadeira jóia. Com apenas 30 histórias, poderia realmente ser o ocaso de apenas algumas maçãs podres. Com 100 histórias, talvez fossem apenas alguns anciãos fora da linha. Mas, com mais de 5.000? Quando você mente enquanto tem 5.000 vítimas acusando-o está fazendo de si mesmo um asno. Obrigado JR Brown.

Pense nisso, que pessoa já foi desassociada com tantos torpedos atingindo a Torre de Vigia? O New York Times, domingo, quando eu tive minha audiência de apelação, a CNN na véspera, e um belo artigo local, tudo na manhã. Torre de Vigia, como você pode ser tão estúpida para ter aquele péssimo setor de Relações Públicas? Deveria ter retrocedido, mas como uma criança mimada, você queria agora e foi isso que recebeu. Será que alguém percebeu o que aconteceu aqui? Lembram-se quando a revolta aconteceu na China? A facção liberal começou forte com inúmeros seguidores e parecia que estava prestes a devolver a democracia para todo o país. O que aconteceu, então? Isso deu aos conservadores uma desculpa para esmagar completamente os liberais. Até hoje não existe qualquer movimento liberal com importância na China. O mesmo acontece com a Torre de Vigia! Quando a questão de um problema com o molestamento de crianças apareceu logo no início, havia muitas pessoas do seu meio que me contataram oferecendo ajuda. Eles imediatamente entenderam qual era o problema e, num esforço de salvar a organização ofereceram sugestões e assistência para ajudar as coisas a andar. Eles disseram que me protegeriam. Talvez tenha sido uma combinação do acima junto com a proteção liberal que permitiram que eu continuasse por 17 meses e meio sem ser desassociado. Bem, no final de abril, ocorreu uma mudança muito parecida com a que ocorreu na China. Os conservadores usaram o "silentlambs" como uma desculpa para esmagar os liberais e qualquer chance de reforma na organização. Por que acham que estão pedindo a 1.000 para ir embora? Quem, você acha que constitui 90% desses 1.000? São os liberais, eles estão sendo todos chutados e junto com eles a última oportunidade de salvação da organização. A batalha terminou! Jaracz venceu!

Todas as Testemunhas agora "não irão além das coisas escritas" e se alguém falar diferente será desassociado. Lembre-se que a China não desapareceu, ela apenas perdeu a oportunidade de ter um governo melhor. Portanto, avante, Torre de Vigia! Eles poderiam ter protegido melhor as crianças, eles poderiam ter mostrado mais compaixão, eles podiam ter mostrado mais amor, poderiam ter tornado as coisas mais fáceis para as Testemunhas de Jeová. Não mais. Eles sacrificarão qualquer um na organização para fazer a vontade de um menino mimado conhecido como o Corpo Governante. "Para o inferno as crianças, não queremos ter ninguém nos dizendo o que fazer." E assim foi ...

Portanto, esta noite, fui à reunião! Chamei todo repórter que conhecia e pedi que viessem comigo e uma apareceu. Foi o suficiente para botá-los todos nervosos. Ela se sentou na frente do auditório e eu pedi a um ancião que lhe fornecesse um cancioneiro. O que ele prontamente atendeu 'não queremos fazer tropeçar um prospectivo membro.' Pude explicar-lhe rapidamente o funcionamento da reunião, já que ninguém se dispôs a fazê-lo. Acho que devia ter contado o tempo.

Dois anciãos falaram comigo depois que eu os olhei diretamente nos olhos e disse alguma coisa para eles. Todos os demais olharam para o outro lado e se recusaram a falar mesmo que eu falasse com eles. Será que alguém violou a confidencialidade? Eu fiquei lá por cinco minutos em pé na frente do auditório. O resto da congregação ficou nos fundos. O superintendente presidente me olhou com reprovação e riu. Eu apontei para ele meu dedo por cerca de 5 segundos e dei-lhe um grande sorriso. Não estou fazendo uma descrição distorcida.

Então começou a reunião, eu tinha meu cancioneiro, de modo que cantei corretamente e alto. Todos à minha volta tentavam abafar minha voz, de modo que gritavam com toda a força de seus pulmões. Foi bom conseguir que os amigos finalmente cantassem em voz alta. Aí veio a Escola. Eu estava bem e acompanhava pelas Escrituras. Todos que deram suas palestras estavam nervosos como gatos, tremendo e olhando para o meu lado. Parecia que eu estava prestes a dar um bote sobre eles ou coisa parecida. No discurso número 2 fui até o quadro de avisos para me atualizar. Estamos recebendo um novo CD. É chamado WT cd 2001, não estamos em 2002? Eles disseram que estará chegando em breve portanto eu acho que ainda não está pronto. A carta estava datada do fim de junho. Nada de importância, exceto que pude ver claramente que nenhum dos nomes dos molestadores estavam em qualquer parte do quadro, nem mesmo numa parte da Escola do Ministério Teocrático. Portanto, parece que, afinal de contas, eu tive uma pequena influência sobre a vida dele, especialmente desde que eu falei para o mundo inteiro que eles estavam usando-o novamente. Ele tinha um simpático grupinho à sua volta. Todos dando-lhe as boas vindas e fazendo-o sentir-se bem-vindo antes da reunião. Depois de estar afastado por 13 meses, nenhuma pessoa agiu como se me desejasse ali. Bem, o que posso dizer, parece que o paraíso espiritual não gosta de gente que aparece na mídia.

A repórter voltou e fomos para fora, para uma pequena entrevista enquanto ela esperava pelo intervalo. Então eles começaram a cantar enquanto Sheila pilotava a câmera digital. Eu disse que tiramos fotos?

http://community.webshots.com/album/47148865uPbeds  Divirtam-se ...

Cada parte da reunião na Escola do Ministério Teocrático foi prefaciada por comentários sobre a obra mundial e como esses discursos estavam sendo proferidos em todo o mundo. Excelente Relações Públicas para a repórter! Rapaz, eles estavam se refestelando! Nos anúncios, eles finalmente disseram: 'gostaríamos agora que o irmão ancião viesse à tribuna. Quando ele subiu à tribuna, eu me levantei. Ele começou então a falar sobre a visita do Superintendente de Circuito na última semana e fez uma resolução para pagar as despesas. Eu me sentei. Eu pensei: "Talvez mais tarde." Nada! Eles passaram direto!

Ora, todo ancião fora de lá sabe que os anúncios são feitos durante os "anúncios", por que eles esperaram? Será que "temem os homens"? Saí e falei à repórter do Paducah Sun. Sugeri que eles estavam esperando o final, esperando que ela fosse embora, ou eles esperariam até à próxima reunião para me deixar na expectativa. Eu disse a ela que eles estavam fazendo um jogo. Ela ligou para o seu editor que deu a ela mais trinta minutos.

Voltei lá para dentro novamente e pensei: "estou cansado desses jogos loucos". Lee Stockwell fez a última parte da reunião e como ele, em várias ocasiões, fez papel de asno, eu achei melhor esperar para que ele fosse lá para cima. O que iria eu fazer?

Deste ponto em diante, decidimos traçar uma nova diretriz para todo aquele que for desassociado por questões de abuso. Fizemos nosso próprio anúncio!

Quando Stockwell subiu na tribuna, eu me levantei e me virei para a assistência e disse: "Esta noite eles deveriam anunciar que eu fui desassociado. Eu me oponho a este anúncio. Eu questiono este procedimento. Não violei qualquer lei bíblica. Não violei nenhuma lei da organização. O Corpo Governante ordenou a minha desassociação para evitar minha apresentação das evidências que provam que eles são hipócritas mentirosos. Agora eu sou um cordeiro silencioso ("silentlamb") como o são milhares de sobreviventes cujas vidas foram arruinadas pela Política da Torre de Vigia quanto ao molestamento de crianças."

Stockwell tentou me silenciar em um determinado instante, mas se calou. Sheila estava tirando fotografias e aquilo os paralisou, evitando que me agarrassem pois sabiam que ficaria registrado no filme. Disse o que tinha que dizer e saí. Quando eu ia para o fundo do Salão, Stockwell anunciou: "William H. Bowen foi desassociado"

Eu gritei: "Bingo"

Fui para a porta. Estava com uma sensação de revigoramento e alívio. Finalmente disse para a congregação o que queria falar há 2 anos. Eu não fiz nada errado. 

A repórter se sentou no abrigo para carros, para ter iluminação e anotou minha declaração à congregação. Eles vinham até à janela e ficavam espreitando, dando-me olhares furiosos. Eu apenas sorria e dava adeus enquanto Sheila tirava mais fotos. Eles realmente me pareceram muito pequenos naquele momento. 

A repórter disse "esteja certo e compre o jornal na Sexta-feira" e nos despedimos. Enquanto eu ligava o meu caminhão, acho que Satanás entrou em mim por um momento. Saí pela estrada após ter engrenado a marcha e acelerado o máximo possível. Será que isso perturbou a reunião?

Quando cheguei em casa, Sheila e as crianças estavam me esperando com champagne e com um gostoso abraço da família. Eu usava agora uma medalha de honra, tendo sido desassociado por me levantar para defender as crianças. Não tenho vergonha, culpa ou desonra pelo que fiz. Se tudo relacionado com o 'silentlambs' acabasse hoje, eu acharia que valeu à pena pela assistência e esperança dados a tantos. Você pode se levantar, falar e tomar de volta o que lhe foi tomado. Você acredita e sabe que não fez nada errado.

Joe Anderson também foi desassociado esta noite. Ele seguiu o mesmo proceder. Ele mandou cartas para todos na congregação exceto o Superintendente Presidente. A carta os informava sobre sua desassociação e o porquê, junto com a carta original de renúncia, que ele escreveu. Então, quando eles fizeram o anúncio todos já sabiam. Joe não esteve presente. Não havia razão para isso.

Os conservadores ganharam, a organização continuará, mas será uma organização mais esmagadora e cruel, dirigida por soldados sem consciência e coelhos apavorados para cumprir o mandado deles. A pior parte é o dano causado às crianças até que a Política da Torre de Vigia finalmente mude.

Estou incluindo, a seguir, a carta de Joe:

 



Joe Anderson 
1527 Normandy Rd. 
Normandy , TN 37360 


Prezados Amigos,

Estou escrevendo para notificá-los de minha situação na congregação e meus sentimentos sobre o assunto. Vocês também podem dizer que esta é uma carta de adeus. 

Tenho estado associado com as Testemunhas de Jeová por mais de 50 anos e meu interesse ainda é Jeová e seu propósito. O que sempre me impressionou era a honestidade e a fidelidade da organização bem como as mudanças feitas no passado pela organização para beneficiar as congregações. Quero acrescentar aqui que continuo amando todas as Testemunhas de Jeová, inclusive os anciãos e as pessoas dos escritórios da sede da Torre de Vigia, muitos dos quais conheço desde os anos 1950.

Recentemente escrevi uma carta esclarecendo porque renunciara como ancião e a encaminhei para a Watchtower Bible & Tract Society referente às mudanças que achei necessárias nas suas políticas de abuso sexual de crianças. Dei a cada ancião da Congregação Manchester uma cópia da carta para que soubessem o que eu estava fazendo. Deixe-me esclarecer aqui que isso não tem nada a ver com doutrinas, etc., mas sim com procedimentos que podem impactar a segurança do rebanho, o amor cristão e os anciãos fazendo o que é correto a favor dos membros. Entretanto, por ter escrito essa carta fui acusado de 'minar a confiança dos irmãos na organização de Jeová', numa audiência judicativa há algumas semanas atrás. 

Anexei, para seu conhecimento, uma cópia dessa carta, para que pudessem ter uma idéia do que estava acontecendo. Como sabem, esse tipo de coisa é sempre mantida em segredo para a congregação e, conseqüentemente, tudo parece estar correndo pacificamente. Normalmente concordo com os procedimentos da organização relativos à privacidade, pois existem assuntos que não envolvem a inteira congregação, sendo então, melhor respeitar a confidencialidade. Percebo, entretanto, que ficar quieto sobre o abuso sexual de crianças na congregação é uma situação totalmente diferente. Esta atividade criminosa precisa ser exposta para nos proteger. A condução apropriada das acusações de abuso sexual e sua subseqüente informação para a congregação não "mina a confiança dos irmãos na organização de Jeová." Pelo contrário, é manter secretos os casos de abuso de crianças que "mina a confiança dos irmãos na organização de Jeová."

Para dar exemplos de desvios das inclinações sexuais mantidas em segredo dentro da organização e que serviram para 'minar a confiança dos irmãos na Organização de Jeová' está a demissão de Betel, desde 1991, de dois irmãos do Corpo Governante, Chitty e Greenlees. Chitty era homossexual e alcoólico. Ele voltou para a Inglaterra, de onde era, e a Sociedade Torre de Vigia proveu-lhe sustento e um apartamento para viver. Ele não foi desassociado.

Greenlees era um conhecido homossexual quando vivia e trabalhava em Georgetown, na filial da Torre de Vigia no Canadá, e sua designação como membro do corpo governante causou um considerável choque na equipe lá. Ele foi demitido do Betel de Brooklyn em meados dos anos 80 enquanto Bárbara, Lance e eu estávamos lá, e foi mandado como pioneiro especial. Mais tarde, pessoas informadas de Betel, nos disseram que Greenlees não foi demitido por ser gay, mas por que molestara um jovem garoto. Ele não foi desassociado.

Em minha carta de renúncia, me referi a uma jovem mulher que freqüentava a Congregação de Manchester há uns anos atrás e que voltou por causa do jornal Tennessean e identificou vários irmãos em nossa área que a molestaram quando criança. Para dizer o mínimo, fiquei chocado com sua história e então, quando os anciãos foram informados quando eu os encontrei, dois deles confirmaram algumas de suas reclamações.

Por causa da natureza dos pedófilos, acredito que todos nós devemos estar informados de suas ofensas no passado, o que nos alertaria do mal potencial que poderia advir de manter isso em segredo. Existem arquivados na sede da Torre de Vigia, mais de 23.000 casos nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, de molestadores confessos e acusados, muitos dos quais nunca foram levados às autoridades. Se levarmos em consideração que, pelos requisitos da Torre de Vigia precisa haver duas ou mais vítimas antes que possa ser tomada alguma ação da congregação contra o molestador, existem muitos milhares de vítimas, mais do que os 23.000 molestadores. De fato, uma Testemunha de Jeová em Nevada, molestou 17 crianças antes de ser presa. Ele ainda não foi desassociado. Atualmente, há um molestador confesso, agora, na congregação Manchester e outro ex-ancião que confessou ser molestador, que se mudou para as vizinhanças da congregação no ano passado. Mas a política da Torre de Vigia proíbe-nos de dizer a vocês quem são eles. Na Congregação Manchester, apenas um ancião tem crianças pequenas que sabe quem são esses homens, conseqüentemente ele pode proteger seus filhos, mas não se permite que vocês, que têm filhos, tenham o direito de saber. É isso justo? Ou amoroso? 

Ora, podemos escrever para a Watchtower Bible & Tract Society sobre nossas preocupações, questões e dúvidas sobre coisas que nos afetam? Mas, como pode ver pelas ações que foram tomadas contra mim, você não é tão "livre" como pensava. Leia Tiago 1:25. Em adição, nunca esqueça do que Tiago disse no capítulo 4, versículo 17, que se você sabe o que é certo e não o pratica, é pecado.

Se você escrever elogios à Sociedade ela não responderá. Mas escreva algo que eles entendam como negativo ou divisório. Sua carta será devolvida para sua congregação e os anciãos investigarão. Se você não se arrepender, será desassociado. Uma vez que minha consciência treinada pela Bíblia não me permite que me arrependa daquilo que a Watchtower Society percebeu na minha carta de renúncia como 'minando a confiança dos irmãos na organização de Jeová' , eu serei desassociado.

Para ver o que diz a Bíblia sobre a liberdade cristã, leia 2 Pedro 2:19-21 e Hebreus 3:6. Observe também, que 1 Coríntios 10:29 questiona por que deveria a liberdade de uma pessoa ser julgada pela consciência de outrem.

Meu desejo não é separá-lo da congregação e dos muitos amigos que tem. Estou simplesmente dando-lhes a conhecer o que está acontecendo, o que eu sempre quis fazer. Há muito mais a ser dito, mas por enquanto eu só posso dizer que espero que sejam feitas mudanças porque essa questão está causando uma imensa quantidade de dor e sofrimento para as vítimas e suas famílias, inclusive minha própria família. Além disso, o pior efeito de todos é que eles deixaram a organização. É muito triste!

Finalizando, envio minhas lembranças e sentirei falta de sua associação

Amor cristão,

Joe Anderson 


 

LINKS EM INGLÊS: www.silentlambs.org 

                                                http://watchtowernews.org/mydfbowen.htm

 


Separador

 Página Inicial   Autor   Apresentação   Carta de Dissociação 

 Cartas   Fotos   Notícias   Relatos e Experiências Pessoais 

 Artigos  Livro de visitas   Links p/ outros "sites"

Para me contatar mande uma mensagem para:  paraperp@gmail.com