Make your own free website on Tripod.com
 
Cabecalho
   
 



Folheto DIP/ONU
...Definindo as ONGs

O termo organização não-governamental (ONG) se refere a qualquer entidade voluntária dos cidadãos, sem fins lucrativos, organizada local, nacional ou internacionalmente


....ONGs: Fazendo a diferença

As Nações Unidas é privilegiada em ter as ONGs como parceiras no nosso desafio comum em busca da paz, democracia e desenvolvimento. Como um elo vital entre as pessoas das diversas nações e as Nações Unidas, cerca de 20.000 ONGs estão ativas em todos os aspectos do trabalho das Nações Unidas. Com suas estruturas flexíveis e informais, pessoal altamente motivado e a habilidade para atravessar o cordão de isolamento, as ONGs freqüentemente podem agir mais rapidamente, quer seja promovendo a alfabetização, a redução de armas ou fornos solares. Elas produzem resultados tangíveis. Eis alguns exemplos:·


. Refugiados

Os aproximadamente 35 milhões de refugiados e pessoas deslocadas de seu lugar de origem que existem no mundo dependem enormemente da assistência das ONGs e das Nações Unidas para obter comida, abrigo e cuidados médicos.


. Direitos humanos

As organizações que cuidam dos direitos humanos monitoram quanto a violações e pressionam quanto a mudanças importantes nas legislações locais, nacionais e internacionais.


. Meio Ambiente

121 líderes mundiais foram pressionados por grupos de cidadãos ativistas, no encontro que focalizou a dimensão ambiental do desenvolvimento, encontro esse realizado em 1992, no Rio de Janeiro.